Rosset, Clément. Alegria: a força maior.
Tradução Eloisa Araujo Ribeiro. Rio de Janeiro: ReluméDumará(série Conexões), 2000.
riscos de gláucia machado
ubiquidade = fumaça
De: jose max deivys alves de moura
Para:Gláucia Vieira Machado
Estava procurando algo sobre banco de dados para armazenar e recuperar textos... como ocorre geralmente na web (a web é algo “funcional”, parece até escola: vc geralmente “aprende” o q não quer) fui desviado para um projeto da IBM e Biblioteca Britânica. Segue uma breve introdução:
Estamos vivendo na época do exabyte. Um petabyte corresponde a mil terabytes, o que corresponde a um milhão de gigabytes ou mil milhões de megabytes e um megabyte equivale a 1 000 000 byte. Agora um exabyte é 1180591620717411303424 (270) Bytes.
Segundo estudos, todos os computadores do mundo guardavam em dados cerca de 160 exabytes no ano 2006, com o valor aproximado de 1 zettabyte projetado para 2010. Com a velocidade atual da internet seriam necessários 570 anos para se transmitir um petabyte de dados de São Francisco para Hong Kong. O filme Avatar usou um pouco mais de 1 petabyte de espaço para gerar seus efeitos. Esse espaço seria suficiente para armazenar um MP3 de 32 anos. Uma letra ocupa aproximadamente 1 byte, uma pagina tem aproximadamente 3000 letras e um mega comportaria 500 paginas. Faça a conta para exabyte.
Agora, a noticia:
A IBM está trabalhando com a Biblioteca Britânica em um projeto para preservar e analisar terabytes de informação na web antes que eles se percam para sempre. Pesquisas recentes mostram que a expectativa de vida média de uma página web é de 44 a 75 dias. A cada seis meses aproximadamente 10 por cento das paginas com domínio uk (britânico) são perdidas.
Em muitos casos isto não é uma grande uma perda, mas para organizações que tentam arquivar dados sobre eleições, noticias, mídia e vídeos, esta perda de dados representa um grande desafio.
O novo projeto de software analítico chamado IBM BigSheets ajuda a extrair, anotar e analisar visualmente vastos volumes de informações da web usando um browser. A Biblioteca Britânica está usando um protótipo do software para arquivar e preservar volumes massivos de paginas web, para garantir que os dados não vão desaparecer ao longo do tempo.
Com o passar do tempo ... quero soh saber onde guardar todos esses dados. O projeto britânico ainda pensa que web é biblioteca. Estar em toda parte é estar em lugar nenhum. Ser ubiquidade é ser fumaça.
livros & filmes